Prepare-se para um show de luzes no céu em 2025!
- adneytakaki
- 23 de fev.
- 2 min de leitura
O ano promete ser emocionante para os amantes da astronomia, com uma série de fenômenos celestes que poderão ser observados a olho nu.

Lua de Sangue
Entre os eventos mais aguardados está o eclipse total da Lua, que tingirá o satélite natural de um tom avermelhado, em um espetáculo conhecido como "Lua de Sangue". O fenômeno será visível em todo o Brasil na noite de 13 para 14 de março.

Lua vermelha é um termo que pode se referir a um fenômeno astronômico ou a uma alteração na aparência da lua causada pela poluição. Já lua de sangue é um termo específico para o eclipse lunar total, quando a lua aparece avermelhada.
Lua vermelha (fenômeno astronômico)
A lua vermelha é causada pela passagem da luz solar pela atmosfera terrestre, que filtra a luz azul e reflete as cores vermelha, laranja ou amarela.
Esse fenômeno é semelhante ao crepúsculo matutino e vespertino.
Lua de sangue (eclipse lunar total)
A lua de sangue é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Terra está entre o Sol e a Lua, impedindo a luz do Sol de iluminar a lua.
A lua fica na sombra da Terra e exibe uma coloração avermelhada.
A fase em que a lua está completamente dentro da sombra da Terra e parece mais vermelha dura de alguns minutos a cerca de 100 minutos.
Lua vermelha (poluição)
A lua vermelha também pode ser causada por poluição no céu, como fumaças.
Dança dos Planetas
No início do ano, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno se reunirão em um balé cósmico, em um fenômeno chamado conjunção planetária. Será possível observar os planetas alinhados no céu, um presente para os observadores de plantão.
Superlua
A Superlua também marcará presença em 2025. No dia 5 de novembro, a Lua Cheia estará mais próxima da Terra, o que a fará parecer maior e mais brilhante. Um verdadeiro presente para os apaixonados por astronomia!
Chuva de Meteoros
Para completar, o ano terá chuvas de meteoros, como as Geminídeas em dezembro, que podem proporcionar até 120 "estrelas cadentes" por hora.
Prepare sua agenda e o seu olhar: 2025 será um ano inesquecível para os fãs da astronomia!
Comments